23 de abril de 2024
Utilização Integral dos Alimentos
Os alimentos que serão mencionados são os alimentos in natura, que de acordo com o “Guia alimenta...
Saiba maisO Programa Alimentar o Futuro, com foco na capacitação de nutricionist..."> O Programa Alimentar o Futuro, com foco na capacitação de nutricionist..." /> O Programa Alimentar o Futuro, com foco na capacitação de nutricionist...">
O Programa Alimentar o Futuro, com foco na capacitação de nutricionistas que atuam no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), realizou encontros em Araraquara e Registro, somando 92 profissionais para explorar temas como contratações públicas, elaboração de cardápios e Educação Alimentar Nutricional como uma prática integrada nas escolas.
As capacitações nos dois municípios contaram com o apoio do CRN-3 e as conselheiras Legiane Rigamonti e Jeanice de Azevedo Aguiar tiveram a oportunidade de contribuir na formação compreendendo o PNAE como uma política pública estratégica. O Programa Alimentar o Futuro é uma iniciativa da FIESP, em parceria com CIESP e SESI-SP.
A capacitação foi dividida em três eixos centrais:
1. Políticas públicas e o PNAE na prática
Foram discutidos os fundamentos do PNAE e sua execução no cotidiano, com simulações de tomadas de decisão e análise das interfaces entre legislação, recursos e realidades locais.
2. Cardápios escolares: desafios, realizações e esperanças
A elaboração de cardápios foi abordada de maneira crítica e participativa, por meio de atividades práticas que incentivaram o compartilhamento de experiências e reflexões sobre o papel do nutricionista.
3. Educação Alimentar e Nutricional (EAN)
A EAN foi apresentada como uma ação contínua e intersetorial, alinhada à BNCC e ao Currículo Paulista. Foram destacados caminhos para sua implementação, como a articulação com gestores escolares, a formação de professores e o envolvimento das famílias.
Na etapa final, os participantes refletiram sobre a produção familiar rural e o cumprimento da Lei nº 11.947/2009, com leitura crítica de um edital fictício de chamada pública, a fim de discutir critérios que favorecem ou limitam a participação de pequenos produtores no fornecimento de alimentos à rede pública.
O seminário foi encerrado com uma roda de conversa sobre os desafios e potencialidades da atuação profissional, reforçando o papel essencial dos nutricionistas na efetivação do direito à alimentação escolar de qualidade. Todos os participantes receberam, em formato digital, os materiais utilizados na formação.
23 de abril de 2024
Utilização Integral dos Alimentos
Os alimentos que serão mencionados são os alimentos in natura, que de acordo com o “Guia alimenta...
Saiba mais23 de abril de 2024
Comida já passou da validade, posso comer ?
Apesar das inúmeras discussões sobre a validade dos alimentos, não temos outro caminho a seguir! ...
Saiba mais23 de abril de 2024
Lavagem de vegetais
As hortaliças também podem ser um veículo de transmissão de doenças se estiverem contaminadas com...
Saiba mais23 de abril de 2024
Comida quente na geladeira, pode ?
Antigamente nossas mães ou avós deixavam a comida esfriar totalmente nas panelas, geralmente em c...
Saiba maisCidadão