Programas sobre doação de alimentos e aproveitamento

Programas sobre doação de alimentos e aproveitamento

10 de outubro de 2024 No seu prato

Existem programas que são voltados para o combate ao desperdício de alimentos, o que traz vários benefícios para a população e contribuem com os objetivos de desenvolvimento sustentável. Alguns deles são:

MESA BRASIL, do SESC (Serviço Social do Comércio). Segundo site da Instituição “o programa está presente em todo o país e funciona como uma rede de combate à fome, ao desperdício e à má distribuição de alimentos, baseado na parceria entre a sociedade civil, o empresariado e as instituições sociais. Por meio da coleta e da distribuição urbana, a iniciativa doa alimentos que seriam descartados para localidades onde fazem a diferença, como frutas, verduras, legumes e demais alimentos não utilizados ou vendidos em locais como feiras, padarias, supermercados, indústrias, centrais de abastecimento e restaurantes são descartados. São produtos in natura ou industrializados que não têm valor comercial, mas podem muito bem complementar a refeição de muitas pessoas.”(¹) Então, é possível doar e receber alimentos. O programa oferece cursos, treinamentos e oficinas aos funcionários das empresas e instituições sociais parceiras. No site é possível buscar receitas por ingredientes e há disponibilidade de download de livros de receitas. Fonte: https://mesabrasil.sescsp.org.br (¹), consulta realizada em 06/07/24.

Alimente-se Bem, do SESI-SP (Serviço Social da Indústria do Estado de São Paulo), visa a utilização integral de frutas, verduras e legumes, criado há mais de duas décadas, o programa teve início quando nutricionistas do SESI-SP começaram a observar o comportamento de desperdício alimentar dos trabalhadores da indústria do estado de São Paulo e seus familiares, que muitas vezedesconhecem as propriedades culinárias de cascas, sementes, talos e outras partes dos alimentos. Em busca da educação alimentar e nutricional da população, a equipe desenvolveu receitas pautadas nesse aproveitamento, tendo como pilares: a economia, o sabor e os benefícios nutritivos. Em parceria com a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), o programa publicou a primeira Tabela de Composição das Partes Não Convencionais dos Alimentos, com os valores nutritivos de cascas, talos e folhas de algumas frutas e hortaliças.(²) No site é possível realizar a busca de receitas pensando “no que você quer aproveitar hoje?” podendo escolher entre polpa e casca de frutas e legumes e também talos e folhas de hortaliças e no ícone “quanto tempo você tem para cozinhar hoje” é possível escolher receitas mais rápidas e outras com preparo mais demorado, além do tipo de refeição (café da manhã, bebidas, lanches, entre outros). É possível realizar download de receitas, livros e a tabela de composição dos alimentos. Além de vídeos educativos. Fonte: https://alimentesebem.sesisp.org.br (²), consulta realizada em 06/07/24.

No Youtube do Canal Futura (@CanalfuturaOrgBr) há vídeos educativos mais recentes e vídeos de preparações culinárias apresentados pela Nutricionista Legiane Rigamonti. Fonte: https://www.youtube.com/canalfutura, consulta realizada em 06/07/24.

 Banco de Alimentos, da Prefeitura de São Paulo, tem como objetivo adquirir e arrecadar alimentos provenientes das indústrias alimentícias, redes varejistas e atacadistas que estão fora dos padrões de comercialização, mas sem restrições de caráter sanitário para o consumo. Esses alimentos são doados às entidades assistenciais, previamente cadastradas no programa, contribuindo assim no combate à fome e ao desperdício de alimentos. A equipe do Banco de Alimentos recepciona, seleciona, separa e analisa a qualidade dos produtos e os entregam às entidades assistenciais. Estas entidades se encarregam de distribuir os alimentos arrecadados à população, seja por meio de refeições prontas ou repasse direto às famílias de baixa renda. Em contrapartida, as entidades atendidas participam de atividades de capacitação e educação alimentar e nutricional. Qualquer pessoa, física ou jurídica, empresa ou órgão público pode se tornar um doador.”(³) Entidades interessadas no cadastro para a recepção de insumos do Banco de Alimentos devem entrar em contato com o Banco de Alimentos, maiores informações podem ser obtidas por meio dos telefones (11) 2207-8770, (11) 97198-7895ou pelo e-mail: bancodealimentos@prefeitura.sp.gov.br.

O atendimento presencial é realizado no Banco de Alimentos - Rua Sobral Junior, 264, na Vila Maria-alta em São Paulo, com atendimento disponível de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h. Fonte: https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/desenvolvimento/seguranca_alimentar/banco_de_alimentos/index.php?p=151234 (³), consulta realizada em 06/07/24.

23 de abril de 2024

Utilização Integral dos Alimentos

Os alimentos que serão mencionados são os alimentos in natura, que de acordo com o “Guia alimenta...

Saiba mais

23 de abril de 2024

Comida já passou da validade, posso comer ?

Apesar das inúmeras discussões sobre a validade dos alimentos, não temos outro caminho a seguir! ...

Saiba mais

23 de abril de 2024

Lavagem de vegetais

As hortaliças também podem ser um veículo de transmissão de doenças se estiverem contaminadas com...

Saiba mais

23 de abril de 2024

Comida quente na geladeira, pode ?

Antigamente nossas mães ou avós deixavam a comida esfriar totalmente nas panelas, geralmente em c...

Saiba mais
Espaço

Cidadão

Logo CRN3

© 2024 - Todos os Direitos Reservado - Desenvolvido por Arco Website & E-Commerce