23 de abril de 2024
Utilização Integral dos Alimentos
Os alimentos que serão mencionados são os alimentos in natura, que de acordo com o “Guia alimenta...
Saiba maisO chamado ‘Viveiro Escola’ gerido pela associação, evidencia esperança para um futuro sustentável e saudável para a sociedade.
Dia 16 de outubro é marcado como o Dia Mundial da Alimentação, data criada pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) para promover conscientização, mobilização coletiva e debates por mudanças. O Guia Alimentar para a População Brasileira destaca que a adoção de uma alimentação saudável não depende apenas de escolhas individuais, mas também de fatores estruturais, econômicos e políticos, desafios existentes em todo o mundo. Em meio a esse cenário, a Associação Mulheres do GAU atua com agricultura urbana no extremo leste de São Paulo, produzindo alimentos livres de agrotóxicos e fornecendo-os a escolas e organizações sociais, como o Centro de Recuperação e Educação Nutricional (CREN).
‘’É possível, no meio de tantas coisas industrializadas, no quase extremo leste, mulheres estarem lutando para colocar no prato dos filhos, de netos, sobrinhos, uma alimentação melhor, uma alimentação sem agrotóxico’’. afirma Kelly, agricultora do projeto, refletindo em um alarmante dado: segundo a Comissão Pastoral da Terra (CPT), 2024 registrou o maior número de casos de contaminação por agrotóxicos no país (276 casos).
Há seis anos de cultivo na mesma área, a coordenadora do projeto, Vilma Martins, relembra o início desafiador: “Vieram agrônomos que disseram que o espaço não teria produção’’. Felizmente, não foi o que aconteceu: ‘’Os moradores também ajudaram a plantar e revitalizar o solo, que não era bom para o cultivo”, complementa Kelly.
Hoje, o espaço é símbolo de transformação e senso de comunidade: ‘’Eu to levando alimentação saudável para minha periferia, pra nossa comunidade, porque não é fácil chegar. Tudo pra chegar aqui nas nossas pontas é complicado né’’. Reforça Vilma sobre a importância do acesso à alimentação saudável na periferia.
Debater a descentralização da alimentação saudável e acessível para todos, é essencial para o compreender os problemas que existem não só no Brasil. A conexão, cada vez mais digital, também precisa se fortalecer com a natureza. Afinal, os seres humanos fazem parte do ambiente, não como “meio”, mas como parte integral dele.
O trabalho das Mulheres do GAU é símbolo de luta, afeto e resistência no coração da “selva de pedra”. Um pedaço de terra que transforma vidas e promove uma alimentação limpa para crianças e moradores da região.
O tema do Dia Mundial da Alimentação 2025: “Um futuro pacífico, sustentável, próspero e com segurança alimentar”, reflete exatamente o que essas mulheres constroem todos os dias, sendo um exemplo vivo de esperança e compromisso com o futuro.
Assista ao vídeo completo gravado pelo CRN-3 com a Associação Mulheres do GAU:
23 de abril de 2024
Utilização Integral dos Alimentos
Os alimentos que serão mencionados são os alimentos in natura, que de acordo com o “Guia alimenta...
Saiba mais23 de abril de 2024
Comida já passou da validade, posso comer ?
Apesar das inúmeras discussões sobre a validade dos alimentos, não temos outro caminho a seguir! ...
Saiba mais23 de abril de 2024
Lavagem de vegetais
As hortaliças também podem ser um veículo de transmissão de doenças se estiverem contaminadas com...
Saiba mais23 de abril de 2024
Comida quente na geladeira, pode ?
Antigamente nossas mães ou avós deixavam a comida esfriar totalmente nas panelas, geralmente em c...
Saiba maisCidadão